segunda-feira, 14 de maio de 2007

Aprender a Meditar


Meditar é uma técnica de reconhecimento e contacto com a sua presença. Conta-se que as primeiras técnicas que se conhecem levam-nos invariavelmente a Buddha, que em sua busca do divino terá viajado (a seu tempo) por muitas paragens, até que um dia, cansado e esvaziando a sua mente de pensamentos, medita pela primeira vez encontrando assim a sua divina presença.

Mais recentemente no ocidente, começam-se a introduzir diversas técnicas. Das mais conhecidas, refiro aqui fundamentalmente três:

1- Observar a respiração
2- Usando um objecto
3- Recitar um mantra

A primeira é talvez a mais antiga e a mais divulgada. Trata-se de colocar a sua atenção, leve e atentamente na respiração.

A segunda consiste em delicadamente descansar a mente num objecto. Pode, por exemplo, ser um elemento natural como uma flor ou um cristal. Ou se preferir a imagem de um dos grandes Avateres do Planeta.



A terceira é a minha preferida e talvez a mais usada no buddhismo tibetano. Trata-se a de unir a mente ao som de um mantra. A definição de mantra é: “aquilo que protege a mente”. De quê? Perguntarão… da negatividade dos pensamentos conscientes e mesmo dos que não se tornando conscientes existem no nosso subconsciente.

Recomendo que vejam agora o Filme com o mesmo nome deste post cliquem então aqui:

Aprender a Meditar

Fiquem bem.

(A Mónada)

3 comentários:

Célia Marina disse...

estou gostando muito de seu blog..afinal acabei de fazer aula de História da India, Mantran, Divindades etc...(não foi profunda,mas deu para aprender algo).
Quem em indicou seu blog foi a Chama Violeta..temos conversado muito pelo MSN...

beijocas e parabéns...Irei frequentar sua casa!!

Namastê

Célia Shanti Priya

(A Mónada) e MARLIZ disse...

Benvinda Célia... A Nave é também tua. Vem sempre quequiseres navegar connosco. Somos cada vez mais...

Abreijos de LUZ

Fica bem

Anónimo disse...

Oi esta sendo a primeira vez q entro em um site p aprender a meditar, esta sendo muito agradavel...

Obrigada,

Rita de Cassia